terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Morro do Navio ( Pium, Nísia Floresta, RN)

O "Marco de Pedra" do Morro do Navio



Morro do Navio


     No distrito de Pium em Nísia Floresta, RN há uma duna conhecida como Morro do Navio. Além da belíssima visão do mar, pode ser contemplada a Lagoa do Bomfim e os prédios de Natal/RN no horizonte distante. 
     O que chama atenção é um marco de pedra com aproximadamente 1,5m de altura cujo alicerce está agora voltado para cima. Segundo moradores da região, esse marco situava-se no alto do morro até os anos 1980. Outros dizem que havia uma placa onde podia ser visto o ano: 1943. 
     Algumas afirmações sobre o marco:
     1- Provavelmente não foi a Prefeitura da cidade quem o colocou lá.
     2- Provavelmente não foi o Governo do RN
     3- A região foi utilizada como campo de exercícios de guerra na década de 1940, quando Natal foi ocupada pelos norte-americanos. Seria uma placa comemorativa? 

     Veja fotos e confira o vídeo através do link.

O marco em sua posição atual


    Prédios de Natal/RN vistos do alto do morro



Morro do navio visto da praia de Cotovelo


Link do vídeo:                   http://www.youtube.com/watch?v=q0KbAVM1Ln0
Flávio Gameleira 01/2013

3 comentários:

  1. Por algumas informações da fundação Rampa, quem utilizava concreto em 1940 eram os americanos, o marco ou cruzeiro foi feito em concreto. Deve ter uma história interessante por trás dessa peça.
    Hoje pela manhã partiu uma pequena expedição com grupo de historiadores da Fundação Rampa juntamente com o Grupo de Off-Road Rapaziada Potiguar para averiguar e pesquisar a tal peça encontrada.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, trata-se de uma peça do então Serviço Geral de Heliografia do Exército -SGHE, chantado no Morro do Navio entre 1942/43, conforme visto na tarde de hoje, 7, por mim, onde verificamos que há existia vestígios da presença humana numa operação de retirada do Marco de concreto que deve pesar cerca 500 a 600 quilos. O marco foi levemente danificado pelo arrasto com cabo de aço e veículos tipo "troler" . Pessoas da Fundação Rampa estiveram no local na manhã de ontem, sábado. Hoje, a posição do março heliográfico não era a mesma de ante-ontem, isto é, a que vocês mostram neste blogue.

    ResponderExcluir
  3. A operação não foi exitosa, pois o marco está na àrea, digo "lá embaixo", como diria o vulgo. Correm rumores de que a Fundação Rampa de Natal iria manter contato com o E.B. para saber se leva ou deixa o marco histórico da II Guerra no seu devido lugar, no Morro do Navio.

    ResponderExcluir