quarta-feira, 15 de maio de 2013

Maria Oliveira da Silva (30 anos de saudades)



Maria Oliveira da Silva (Mariinha) Minha mãe
 - Por Núbia Sulamita-


Mamãe nasceu (de acordo com a data que ela nos dizia) no dia 10/10/1919*. Tinha aproximadamente 1,60m de altura, morena, olhos castanhos, cabelos cacheados e negros. Contraiu matrimonio (ano de 1939) com Rochael Carneiro da Silva. Após o casamento, o casal veio morar em Natal no bairro da Ribeira. O meu pai era comerciante e tinha uma mercearia  naquela localidade. A residência era em outro prédio, também na Ribeira.
Naquela época (década de 1930/1940) o bairro da Ribeira se destacava por apresentar grande comercio (varejo e grosso) devido à proximidade com o porto de Natal, onde chegavam navios de varias regiões do Brasil e até do exterior com cargas de gêneros alimentícios.  
Aproximadamente (ano de 1952) Papai vende o ponto comercial, abre um ponto novo em Tirol (próximo a Igreja de Santa Terezinha), aluga uma casa na Rua Fontes Galvão (próximo ao Colégio Marista) e lá fomos morar. Havia então na época, apenas os três primeiros filhos**. 



**Praça Pio X (Local da atual Catedral Metropolitana de Natal), onde eram comuns os passeios de Maria Oliveira da Silva com os filhos aos domingos. (Foto: Jaeci Emerenciano)

   Passamos naquela casa aproximadamente 08 anos. Foi quando nosso pai, aconselhado pelas irmãs que moravam no Rio de Janeiro, resolveu vender tudo e tentar a vida por lá com a promessa de se estabelecer e voltar para nos pegar. Mas voltou sem perspectiva, sem dinheiro e sem ajuda de ninguém. Nossa situação tornou-se muito difícil. Diante da situação ele resolve morar no Bairro das Rocas na Rua São João nº41, pois ali possuía uma casa própria que estava (até então) alugada. Dali em diante passou de comerciante bem sucedido a comerciário, ganhando pouco e trabalhando muito.
Mas mamãe era uma mulher prendada, com grande senso criativo, gostava de pintar em tela e tecido e bordava lindas peças para cama, mesa e cozinha. Batalhou muito no cuidado com a casa e com os filhos até falecer em 1983.

(Texto de Núbia Sulamita da Silva Gameleira com notas de Flávio Gameleira)

......................................................

         *Maria Oliveira da Silva era filha (única) de João Balduino de Oliveira e Maria Joana de Oliveira. Segundo o seu “atestado de óbito”, nasceu em Natal/RN em 1917 e faleceu em 26/07/1983.
         Teve seis filhos:
         Sônia Maria
         Núbia Sulamita
         Carlos Simões
         Hugo José
         Gizelda Lúcia
         Marta Lígia


         
                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário